quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Pavlova de Natal

Cá em casa as claras que vão sobrando são congeladas em caixinhas e quando apetece sai um bolo de claras, farófias ou uma deliciosa pavlova.
Esta, em forma de coroa foi uma das sobremesas de Natal. Já houve pedidos para levar outra para o jantar em família da noite de passagem de ano, será que vão ter sorte? ;)
Aceitem a sugestão, pois além de ser uma receita de aproveitamento de claras, fica sempre muito bonita numa mesa festiva.




Ingredientes:
4 claras L
220 g de açúcar
2 c. de chá de amido de milho (maizena)
2 c. de chá de vinagre de sidra
Cobertura:
1 pacote de natas
fios de ovos q.b.
frutos vermelhos q.b. para decorar (tinha congelados da colheita do verão passado)
200 g de framboesas congeladas
50 g de açúcar


Preparação:
Pré-aqueça o forno nos 150ºC. Bata as claras, quando começarem a ficar em castelo junte o açúcar aos poucos. As claras devem ficar completamente duras e brilhantes. Junte o amido de milho e o vinagre e envolva muito bem com uma vara de arames.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desnhe um círculo com 18 cm de diâmetro. Coloque colheradas de claras de modo a formar uma coroa. Coloque a pavlova no forno e reduza a temperatura para 120ºC. Deixe cozinhar 1h20 e não abra a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe arrefecer dentro do forno.
Cobertura:
Leve ao lume as 200 g de framboesas e o açúcar até formar um molho espesso. Deixe arrefecer antes de usar.
Bata as natas com 2 c. de sopa de açúcar em pó até obter um chantilly firme.
Coloque a pavlova no prato de servir, espalhe colheradas de chantilly e regue com o molho de framboesas. Decore com fios de ovos e finalize com frutos vermelhos a gosto.





Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Que óptima sugestão!
    A minha mãe usa sempre as claras para fazer molotof e eu não sou fã, acho que vou começar a fazer pavlovas sempre que sobrarem claras ;)
    Bom ano!

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: